FFHP ϟ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

13 dicas ao ficwriter

4 participantes

Ir para baixo

13 dicas ao ficwriter Empty 13 dicas ao ficwriter

Mensagem por Minerva Herigonagall Qua Jan 02, 2013 9:45 pm

Prevendo o pensamento de alguém ao ver esse tópico: Quem é essa louca e o que pensa que está fazendo?

Bem, eu não sou ninguém em especial. Não tenho praticamente nenhuma experiência sobre o que falo, mas gostaria de compartilhar o pouco que acho que sei com vocês.

"Aprender uma coisa significa entrar em contato com um mundo do qual não se tem a menor ideia. É preciso ser humilde para aprender."
Paulo Coelho

Tenho certeza que são os bons escritores que vão ler isso, afinal são eles que sempre buscam melhorar. De qualquer forma, não custa tentar.



I. Escreva para si, escreva porque gosta de escrever, por ter vontade de ver suas ideias no papel. Não escreva para bater recordes de posts, nem para ter o máximo possível de leitores. Escrever para agradar aos outros é perda de tempo.
“A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre.”
Oscar Wilde

Não acredito que essa citação esteja completamente certa, mas ela define bem uma situação que foi muito criticava na antiga FFHP.


II. Se estiver inseguro em relação aos erros de português, não tenha vergonha: procure um(a) beta. Alguns erros são perdoáveis e podem acontecer até mesmo nos melhores livros. Mas o ditado já diz que insistir no erro é burrice.
"A liberdade não tem qualquer valor se não inclui a liberdade de errar."
Mahatma Gandhi


III. Aqui me refiro principalmente as longfics: Todo texto precisa amadurecer, precisa daquilo que pode ser chamado de um tempo na gaveta. Não poste no mesmo dia em que a ideia vem em mente.

Quando temos uma ideia ficamos eufóricos e sentimos a necessidade de divulgá-la ao mundo. Porém, na maioria dos casos, algum tempo depois acabamos no arrependendo por escrever tantos absurdos.

Se for uma short, tudo bem, o texto não foi tão bom, mas passou. Mas se é uma long você acaba ganhando leitores e os decepciona ao abandonar sua fic (muitas vezes para cometer o mesmo erro novamente).

Por isso aqui recomendo: procure um amigo, uma beta ou primeiro louco que encontrar online para que leia sua fic. E desenvolva ao menos cinco capítulos antes de começar a postar, além de se certificar que tem esboços e uma linha a ser seguida até o final da fic. NUNCA comece a postar qualquer coisa sem saber como será o final.

Terminar longfics é algo que poucos escritores conseguem. E aqui não faço distinção entre escritores “bons” ou “ruins”.

"Ninguém é capaz de escrever bem, se não sabe bem o que vai escrever."
J. Mattoso Câmara Jr.

IV. Leia. Leia fics, leia livros, leia jornais, leia gibis e as bulas de remédio. Leia também a Wikipédia, Blogs e até a Desciclópedia. Antes de ser um escritor, seja um leitor. E não tenha preguiça, não se assuste com o tamanho de “O Senhor dos Anéis” ou com as palavras complexas de José de Alencar.

Quer ler Crepúsculo? Ok, vá em frente. Mas não se prenda nesses vampiros. Leia Drácula e Lestat também. E leia sobre dragões, sobre elfos, sobre fantasmas, e sobre guerras.

Porque você é o que você lê. E seus textos refletem isso.

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.”
Mario Quintana


V. Pesquise. Não use o Google e a Wikipédia somente para trabalhos escolares.

Quer falar sobre a inquisição? Pesquise fatos, datas e nomes. Não se prenda ao que você pensa ter escutado alguém dizer, ou ao que viu em algum filme.

Vai escrever sobre personagens secundários? Pesquise sobre a vida deles antes de sair falando bobagens. Antes de criar novos shippers, procure datas e tente dar coerência às ideias. De nada vale falar sobre os fundadores e escrever seus nomes errados ou desconhecer os fatos de sua época.

E não tenha medo de parecer nerd. Encontrar curiosidades e informações no decorrer de um texto tendem a fazê-lo subir no conceito do leitor.

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein


VI. Sobre os crossovers. Tão odiados e tão amados.

Crossover pode ser algo lindo, se bem desenvolvido. Tudo depende dos livros que você pretende usar como base e de como pretende fazer. É pouco provável que colocar Bela e Edward, ou os personagens de Gossip Girl em Hogwarts dê certo. E não é raro encontrar fics que tentem fazer isso.

Por outro lado, Luna no País das Maravilhas ou Helena Ravenclaw em Avalon são ideias que já vi trazerem ótimos resultados em fics.

Lembre-se: fazer crossover não é pegar um livro e substituir os nomes dos personagens pelos de outra série. Uma dica útil é procurar usar o cenário e as regras de somente um dos livros (ou série, filme, etc) e os personagens do outro ou de ambos. Misturar cenários de dois livros raramente da certo, ainda que não seja impossível.

“Eu descobri em mim mesmo desejos os quais nada nesta terra podem satisfazer, a única explicação lógica é que eu fui feito para um outro mundo.”
C. S. Lewis


VII. Tudo bem, muitos pedem fics de ação. Mas o que digo é: não se prendam às ações.

Já cansei de encontrar fics que à primeira vista tinham uma ideia perfeita, mas ao lê-las descobri que não eram tudo que prometiam ser. E no começo eu ficava sem entender porque aquela fic estava tão “sem sal” se tinha um resumo tão bom.

Só mais tarde me dei conta que é preciso mais do que descrever uma guerra, matar todos os personagens esparramando sangue pela cena do crime, ou fazer que eles se amem a noite inteira. É preciso colocar uma essência nisso, trabalhar nas entrelinhas.

É fácil trabalhar com sentimentos ao descrever um suicídio. Mas faça isso também ao descrever uma guerra, coloque ali o sentimento da perda, da saudade, da vitória, do medo. Se o tema é triste, então não deixe o leitor passar por ele com indiferença. Se for comédia, faça o leitor sorrir. Se for suspense, deixe o leitor ansioso por ler cada linha.

“Mas o que quer dizer este poema? - perguntou-me alarmada a boa senhora.
E o que quer dizer uma nuvem? - respondi triunfante.
Uma nuvem - disse ela - umas vezes quer dizer chuva, outras vezes bom tempo...”

Mario Quintana


VIII. Universo Alternativo. Para alguns uma opção, para outros uma necessidade.

Marte, Alemanha Nazista ou uma cidade qualquer. O segredo é mais simples do que parece: seja fiel a personalidade dos personagens. Porque Voldemort vendendo pipocas só pode dar certo em fanfics de comédia. Aliás, Alemanha Nazista é uma ótima recomendação de cenário a ser usado se combinado com a dica V.

“O que é mais assustador?
A idéia de extraterrestres em mundos estranhos,
ou a idéia de que, em todo este imenso universo,
nós estamos sozinhos?”

Carl Sagan


IX. Shippers. O motivo de minhas discussões preferidas.

Escrever Canon é fácil, toda a base para esses shippers está nos livros. Mas digo que qualquer shipper pode dar certo se for bem desenvolvido. De nada vale escrever DraMione se para isso ela precisar ser uma garota oferecida que em nada se parece com a personagem criada pela Rowling.

Crie a situação ideal para que o romance faça algum sentido e desenvolva de forma que o shipper não pareça absurdo e que o amor entre os personagens não surja do além.

Severo/Hermione é um shipper absurdo para uns, perfeito para outros. É algo que pode funcionar se o escritor souber explorar as características certas de cada personagem. Hermione é uma garota inteligente, que tem uma mente sempre a frente da maioria de seus colegas. Talvez por isso ela lembre um pouco Lílian Evans. Não seria esse um motivo para o mestre das poções guardar algum sentimento secreto por ela?

E aqui eu poderia citar mais cinquenta exemplos de shippers que aparentemente não dariam certo. Mas seria cansativo para mim e para quem estiver lendo isso.

“Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura.”
Friedrich Nietzsche


X. Não tenha preguiça. Se você teve uma ideia e não está fazendo uma prova, então a coloque logo no papel. Não espere a inspiração passar.

Já vi muito ficwriter dizer que teve uma ideia ótima, mas aí ficou com preguiça e não escreveu. Como assim preguiça de escrever? Por quê? Entendo falta de tempo, mas preguiça não.

"Quando uma boa ideia acontece e seu comodismo a desperdiça, você estará em dívida contigo e com a humanidade."
Ivan Teorilang

XI. Sobre betagem de fics.

Acredito que betar não é somente colocar acentos e decidir se uma vírgula é ou não necessária. Algumas fics precisam de mais do que observações em pequenos detalhes. Às vezes é preciso inverter a ordem de parágrafos, dizer ao escritor que algo está confuso ou até mesmo dizer que determinada informação é desnecessária.

E é obrigação do escritor ler o texto betado antes de postar. Pois seu beta pode ter feito uma interpretação errada de algum trecho da fic, ou até mesmo ter incluído anotações e opções do que seria melhor fazer.

“Aproveitar um bom conselho requer mais sabedoria do que dá-lo.”
John Collins


XII. Ao leitor: não julgue uma fic pela capa ou pelo título. Há muitas fics ótimas sem capas ou então com banners terríveis.

Ao escritor deixo aqui uma critica que não é minha, mas que ouvi certa vez: Não coloque o nome do mundo inteiro na dedicatória, pois isso só faz a pessoa mencionada lá sentir-se na obrigação de ler sua fic. E caso alguém seja esquecido, essa pessoa se sentirá mal. Sugiro que coloque de um a três nomes.

“A mãe reparou que o menino
gostava mais do vazio
do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores
e até infinitos.”

Manoel de Barros


XIII. Tome cuidado, muito cuidado. Escrever é uma arte, é um dom e é também um vício. Uma vez que você goste disso de verdade e descubra ter algum talento é difícil parar.

"Escritor: não somente uma certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira."
Carlos Drummond de Andrade


Obs. Descobri uma coisa que não poderia deixar de comentar: escrever algo que agrade maioria das pessoas é bom. Mas é muito melhor quando você escreve sobre algo que a maioria das pessoas não gosta e ainda assim consegue elogios destas mesmas pessoas.

E gostaria de lembrar que não existe receita para escrever. Assim como não existe uma forma certa.
Minerva Herigonagall
Minerva Herigonagall

Mensagens : 65
Data de inscrição : 10/12/2012
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

13 dicas ao ficwriter Empty Re: 13 dicas ao ficwriter

Mensagem por Minerva Herigonagall Qua Jan 02, 2013 10:33 pm

Agora, como gosto de me intrometer em tudo, deixo algumas indicações de fics que li e amei. Leio quase todos os gêneros e shippers, então deixarei coisas variadas tentando não repetir o autor.

Inserção
Autora: Debbie
Crossover com Matrix. Nada melhor para escrever crossovers do que a leitura de um crossover que deu certo. Bem, este é um dos casos em que misturar universos deu certo, afinal aqui os universos são fundamentais na ideia. Traz como personagem principal Luna, com destaque para Lily.


O conto da barca do inferno e The endless night island
Autoras: Thai e Dine.
Dupla indicação porque uma fic depende da outra (na ordem indicada). O Universo não é alternativo no sentido de fugir da magia, mas foram acrescentadas tantas coisas que poderia ser muito bem um universo sem qualquer relação com HP. Fanfic muito bem trabalhada, cheia de curiosidades e informações combinadas com uma ótima leitura. O shipper é Snape/Mione, mas escrito de uma maneira que agradará até mesmo os que não curtem o shipper.


A esposa do bardo
Autora: Isadora
Poesia linda, ótima escrita misturada à fantasia e aquela ideia de mundo antigo (não sei se medieval é a palavra certa) que já se tronou característica dos textos da Isa. Além de ter como destaque um personagem secundário e, portanto, maleável. Já li a fic pelo menos cinco vezes e tenho certeza que a lerei novamente ainda por várias vezes.


Cinza
Autor: Felipe Trevisan
Traz como shipper Draco/Luna e é leitura obrigatória a qualquer leitor de fanfics (e mesmo aqueles que não leem fics com tanta frequência assim). A fic impressiona não pelo shipper ou pelos acontecimentos em si, mas pelas palavras escolhidas, como as cores conseguem simbolizar tantas coisas e sentimentos de uma maneira tão bonita. Aos que já leram (não importa quantas vezes): leiam novamente!


Obs. Peço aos autores das fics que me avisem se as postarem aqui no fórum para que eu altere o link.

Obs.² É possível que outras indicações sejam acrescentadas assim que eu parar para ler as fics que forem sendo postadas no fórum.


Última edição por Minerva Herigonagall em Seg Jan 21, 2013 1:16 pm, editado 1 vez(es)
Minerva Herigonagall
Minerva Herigonagall

Mensagens : 65
Data de inscrição : 10/12/2012
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

13 dicas ao ficwriter Empty Re: 13 dicas ao ficwriter

Mensagem por Juanellius Fudge Qui Jan 03, 2013 12:05 am

Indicação de Cinza I love you POSTA AQUI NO FÓRUM, LIPE!!!
Você sabe o quanto gosto desse tópico, Herica. As dicas são muito válidas, você é nossa mestre. cheers obrigado por ter repostado!!
Juanellius Fudge
Juanellius Fudge

Mensagens : 79
Data de inscrição : 29/12/2012
Idade : 27
Localização : Itu/SP

http://www.sededepalavras.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

13 dicas ao ficwriter Empty Re: 13 dicas ao ficwriter

Mensagem por Minerva Herigonagall Sex Jan 04, 2013 7:34 pm

*--*

Thanks pelo comentário, João.


E super apoio o Lipe postar Cinza aqui no fórum. õ/
Minerva Herigonagall
Minerva Herigonagall

Mensagens : 65
Data de inscrição : 10/12/2012
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

13 dicas ao ficwriter Empty Re: 13 dicas ao ficwriter

Mensagem por Felipe Trevisan Seg Jan 07, 2013 11:59 am

Todo mundo que se dispõe a escrever fics devia ler isso, é.

E Cinza já tá devidamente postada aqui, :3
Felipe Trevisan
Felipe Trevisan

Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/01/2013
Idade : 28
Localização : Paraná.

http://insanoeparadoxal.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

13 dicas ao ficwriter Empty Re: 13 dicas ao ficwriter

Mensagem por Minerva Herigonagall Seg Jan 21, 2013 1:32 pm

=D
Minerva Herigonagall
Minerva Herigonagall

Mensagens : 65
Data de inscrição : 10/12/2012
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

13 dicas ao ficwriter Empty Re: 13 dicas ao ficwriter

Mensagem por Aluada Qua Jan 23, 2013 8:54 am

Estava com uma preguiça de escrever mais lendo essas dicas eu já me animei hehe
Aluada
Aluada

Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

13 dicas ao ficwriter Empty Re: 13 dicas ao ficwriter

Mensagem por Minerva Herigonagall Qua Jan 23, 2013 10:49 am

Fico feliz em saber que ajudo, escreva sim, Aluada! *-*
Minerva Herigonagall
Minerva Herigonagall

Mensagens : 65
Data de inscrição : 10/12/2012
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

13 dicas ao ficwriter Empty Re: 13 dicas ao ficwriter

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos